Novas instalações

quarta-feira, 28 de julho de 2010

FÁBULAS, PARÁBOLAS E OUTRAS RÁBULAS TEMAS ORIGINAIS - POR "JORGE CASRTO!


A SAGRADA FAMILIA

Os três soldados americanos percorriam metodicamente o amontoado de ruínas que fora, até há poucas horas, uma miserável aldeia afegã.
No ar pairava uma mistura de poeira e cheiro a morte. A destruição, também metódica, levada a cabo pelos bombardeamentos sistemáticos, seguida pela busca, porta a porta de elementos suspeitos, esventrara a aldeia e todos os seus habitantes.
Os sofisticados equipamentos incomodavam-nos, por entre a calor e os corpos contorcidos e nauseabundos espalhados pelo cenário, que sói chamar-se dantesco. Nos rostos suados, treinados mas jovens, desenhava-se, a contra gosto, a máscara de angústia e horror, enquanto calcorreavam o estreito dédalo de ruas, por entre os destroços barrentos das casas miseráveis, de que não restara uma intacta em toda a miserável aldeia.
Um leve, muito ligeiro, som os surpreendeu. De imediato regressados à condição de soldados, aprestaram armas e, com sinalética treinada, posicionaram-se `a entrada do resto da casa, miserável e destruída como todas as outras na aldeia.
Irromperam, treinada e eficazmente, as armas assestadas na direcção do som que os surpreendera no cenário apocalíptico onde não esperavam sentir vida.
Num recanto mais escuro, ao fundo da casa, onde um raio do Sol abrasador se intrometia através do tecto semidesértico, um homem e uma mulher jaziam., mortos, lado a lado. Os seus corpos, patéticos, frágeis e miseráveis, formavam uma enorme muralha de vida a proteger um recém nascido, que se agitava num choro fraco, de encontro à mão inerte da mãe, pendente, como que numa carícia.
NOTA DO ADM RAFAEL, com um forte abraço para o amigo Jorge Castro!
O Autor Jorge Castro e a Tema Originais fez o laçamento do livro "Fábulas, Parábolas e Outras Rábulas", no Auditório do Campo Grande, em Lisboa no passado dia 19 de Junho.
A obra e autor foram apresentados por Carlos Peres Feio e teve a participação de Estefânia Estevens e Francisco José Lampreia, que cantaram e contaram histórias de viver

marcadores: A sagrada Familia-Jorge Casro

Um comentário:

  1. Um conto sobre a tragédia da guerra onde
    acontecem "milagres" consequentes do amor:
    a criança escudada pelos cadáveres dos seus
    pais...
    Tragédia - Drama - Amor...a sensibilidade do autor
    bem presente!

    ResponderExcluir