Novas instalações

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CARTA ABERTA AO SENHOR RAFAEL

Salgueiro do Campo, 1 de Julho de 2010-07-01
Exmº Senhor
Fernando de Oliveira Rafael
Administrador do Blogue “Cabrito de Sicó
Excelência
Venho rogar a paciência e a bondade de V.Exª, para as singelas linhas que adiante escrevo, e que mais não são do que pobres reflexões sobre alguns dos colaboradores de que Vossa Senhoria se rodeou, desde o momento em que resolveu subir na vida, e se auto - proclamou Administrador de um blogue, que logo se havia de chamar “cabrito”, não fosse V.Exª um amante da prática desportiva de dar ao queixo. De facto, enquanto vou guardando ovelhas e vou ouvindo o bucólico tilintar dos badalos, realmente tempo não me falta. Mas é o que falta a V.Exª. Entre bicas no Samambaia, visitas à Igreja de Santa Cruz, futebol ao Domingo, jogatanas de sueca no Centro, organização de almoços e romagens a Penela, realmente não sobra nada. Ou por outra, sobra a paciência da Castelã Celeste Maria, sua dedicada esposa, que lhe atura todas as birras e mau feitio, perdoe-me V.Exª a impertinência. Dado este intróito, que mais não tem do que criar uma empatia entre o Senhor Conde e este humilde súbdito, vamos então ao que interessa: aqui para nós que ninguém nos lê, V.Exª rodeou-se de colaboradores que, todos juntos, não valem os joanetes do Cristiano Ronaldo. Assim: um tal de Moreirinhas, que escreve baladas, vim agora a saber que trabalha numa agência de turismo, e a esta hora anda na Tanzânia a nadar desesperadamente à frente de um crocodilo que quis filmar mais de perto para nos impressionar; um tal Viana que dorme de dia e vive de noite. Levanta-se às duas da manhã e anda de pijama, ás escuras, com o cabelo em pé e a barba por fazer, com o “Público” debaixo do braço e uma cadela pela trela, às turras a tudo quanto é candeeiro lá de casa. Do nosso advogado nem é bom falar: Agora que o calor aperta, comprou um fato de mergulho “Ana Salazar”, traz umas barbatanas nos pés que mais parece o E.T., e agora resolveu comprar uma espingarda de pesca submarina. Teve azar. Logo da primeira vez que disparou o bacamarte , em vez de trespassar uma raia, acertou em cheio numa bola de futebol de dois putos que andavam a jogar no areal, e que ficaram a berrar com a boca toda aberta. Está metido num grande assado o Felício !!! O Abílio, fanatizou-se pela música. Agora gaba-se de ter um inédito de uma extraordinária interpretação de Edit Piaf e afinal aquilo não passava de um filme antiquíssimo da artista ainda bebé a berrar no berço. O Ferrão, anda a ganhar vida pelos cabarés da Costa da Caparica, com uma saia dois palmos acima do joelho e a dizer com voz de aguardente : “pagas um copo, ó meu? ”. O Tonito, que também é Dias, passa os dias no Samambaia de perna cruzada, a pensar como é que há-de tirar uma fotografia à torre da Universidade a fazer o pino. O Leitão que comprou agora uma caixa rectangular preta, que trás muita informação lá dentro, até parece bruxedo o raio da caixa, como diz o Tonito …
A irmã de V.Exª, que foi para a Turquia e em vez de trazer boas fotografias, só mostrou o pôr- do – Sol, e mais parece um puto que por acaso até nasceu lá em minha casa, quando foi a Inglaterra só tirou uma fotografia num urinol com um grego a aliviar-se e a fazer o “V” da vitória. E é por isso que eu acho que V.Exª tem que tomar uma posição. Mas, perdoe-me a ferroada, para se ser administrar um blogue é preciso muita concentração. Que é aquilo que V.Exª não tem. Pois Sua Senhoria só tem a cabeça ocupada com os restaurantes onde há -de ir almoçar daqui a quatro anos. Por tal motivo, e por este caminho, vejo-me na necessidade de seguir os conselhos do abade cá da terra, que se não se tivesse metido com a menina Ivete manicure, que lhe lixa as unhas todos os dias, eu diria que era santo. Mas vou ter que estar atento às as companhias ou então demitir-me deste blogue resinoso .Certo que V.Exª não perderá a compostura perante estas verdades que trago à liça, subscrevo-me com os protestos da minha mais alta consideração.
Quito Pereira
(Pastor, Romancista, e futuro autor de telenovelas)

43 comentários:

  1. Agora vou fazer o almoço, já te trato do azimute, ó Romancista Pastor!

    ResponderExcluir
  2. Se te pões a jeito, ainda levas com uma ferroada do meu bacamarte.
    E olha que ele está preso por uma guita. Se falhar à primeira, puxo a guita e tento o disparo de novo.

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro Pastor, Romancista e Beirão:

    A tua carta aberta ao Senhor Dom Rafael, está clara, de escrita escorreita e cheia de verdades.
    Não fossem as falsidades ditas a meu respeito e podia dizer-se que se trata de um notável documento.

    ResponderExcluir
  4. Preciso de reunir para além do advogado, com todos os visados nesta carta aberta do Romancista, para ver qual a melhor posição(já que se pôs a jeito)para aplicar o bacamarte do Fellicius!

    ResponderExcluir
  5. Ó Pastor,romancista de meia tigela e futuro
    guionista de telenovelas mexicanas que tens
    tu contra o pôr-de-sol turco ???...
    E muito elogiada me sinto por ser igual
    ao puto que tens aí,em casa...temos juventude e
    isso é o que te falta...até á mesa do restaurante adormeces!!!
    Fica bem e vê lá como tratas a irmã(por acaso,infanta) do sr Admnistrador...

    ResponderExcluir
  6. A esta hora, o Quito já deve estar a refugiar-se nalguma gruta da Serra da Gardunha. Anda a monte...
    Não por causa do meu bacamarte que assusta mais do que dói, mas pelas reacções do Alfredo Moreirinhas e do Carlos Viana que não devem tardar...

    ResponderExcluir
  7. E o tempo passado no facebook?
    É muito jogo...!!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou a pensar em recorrer ao Romancista para ser ele próprio a escrever a carta resposta a DOM RAFAEL e não ao Rafael...
    Os Honorários ao advogado segundo o Fellicius são muito elevados..

    ResponderExcluir
  9. Acabo de chegar do meu parco almoço e o que vejo: um grupo de bloguistas assanhados contra mim !!!
    Bem, vou vestir o meu fato de forcado, porque a investida presume-se dura. Nem aqui no fim do mundo tenho sossego!!!
    Ó Dom Rafael, V.Exª, como Administrador, em vez de me proteger, ainda me ameaça com advogados. E esse, o do bacamarte, de certeza que está mortinho para me fazer a folha !!!

    ResponderExcluir
  10. UF! Até me ia faltando o fôlego! É desta que eu vou passar a ver telenovelas. Quando é que começas, Quito?

    Titá

    ResponderExcluir
  11. E alguém me explica como é que eu faço para não aparecer com o "anónimo" lá em cima?

    Desculpem lá esta ignorância...

    Titá

    ResponderExcluir
  12. Titá
    Um bando de milhafres a querer espatifar um pardal !!!
    E o Administrador assobia para o ar, como se tudo isto fosse tão inóquo como fazer de anjinho na procissão do "Senhor dos Passos"...

    ResponderExcluir
  13. Quito:

    Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele!

    'Provocaste-se-os', agora 'óguenta-te'!!!

    Se precisares de ajuda, já sabes: não contes comigo...;-))

    ResponderExcluir
  14. Se eu tivesse sido constituído mandatário do Senhor Dom Rafael, responder-te-ia. Mas assim...

    ResponderExcluir
  15. Rui
    Diz o que te vai na alma. O Moreirinhas está muito calado, não deve estar a pensa-la boa, o Viana e o Abilio ainda não se levantaram e o administrador anda a ver se arranja maneira de me expulsar da congregação. Agora vou sair. Farto-me de moirejar!!! Sou um incompreendido !!!

    ResponderExcluir
  16. Esta coisa saiu em duplicado. Peço ao Rafael para apagar um dos comentários

    ResponderExcluir
  17. It is an injustice, it is...! (síndrome de Calimero)

    ResponderExcluir
  18. Injúria provém do latim ( In+Jus ), e significa injustiça, falsidade.

    É um crime tipificado no Cód. Penal ( Artº 181º ) que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou fisicamente a dignidade de alguém.

    Difamação é igualmente crime ( Artº 180º do Cod. Penal ) e consiste em atribuir a alguém um facto ofensivo da sua honra e reputação, consumado quando terceiros dele tomam conhecimento.

    A carta aberta do romancista, sob pseudónimo de Quito Pereira, dirigida ao Senhor Dom Rafael e publicada naquilo a que chamou de “blog resinoso”, está eivada de ofensas passíveis de aplicação destas normas punitivas.
    O autor não se contentou em ofender e injuriar o destinatário da carta. Fê-lo também em relação a todas as pessoas de bem que nela refere e a quem atribui factos falsos e difamatórios.
    É agravante destas ofensas o “animus injuriandi”, bem patente quando, em diversas passagens do seu escrito, o subscritor tenta suavizá-lo com frases como “perdoe-me V.Exª a impertinência” ou “criar uma empatia entre o Senhor Conde e este humilde súbdito” ou ainda recorrendo a uma falsa imagem de campónio para lhe serem desculpadas as diatribes.

    Ou seja, dá um afago para amaciar a canelada.
    E isso é, ao contrário do que desejaria, a clara confissão da consciência da sua culpa...

    ResponderExcluir
  19. Eu sabia, eu tinha a certeza, que a minha franquesa para com o Administrador desta Empresa ía dar mau resultado. A pena com que escrevo, resvalou-me para a verdade, e eis-me cercado de frases em latim que não percebo na minha santa ignorãncia de campónio. Mas desconfio que são sinistras !!!E aquela do "animus injurandi" encostou-me completamente às cordas. Depois, fala-se em 180 artigos, sabe Deus, o que passa pela mente de um advogado e o que eu terei feito nos outros 179 !!!Mas um Beirão nunca se rende !!! não retiro uma vírgula ao que disse, e apenas faço uma pequena rectificação. Quando disse que o Moreirinhas andou a fugir à frente de um crocolilo enganei-me. Era um jacaré.
    Naturalmente que tenho a consciência de que sou um homem indefeso, a preparar-se para ser trucidado pela sapiência júridica de um ilustre advogado contratado por um tal Rafael que não se assume e se escondeu atrás da barricada. Mas não capitularei. Direi sempre a Verdade. Mesmo que seja mentira.
    O Injuriado
    Assinatura ilegível

    ResponderExcluir
  20. Não sei se franquesa é com "s" ou "Z". Mas com franqueza, o que é que isso interessa perante a gravidade da situção ...

    ResponderExcluir
  21. Não há verdades mais convincentes que as boas mentiras...
    E uma pena que tão bem escreve não resvala para a verdade nem para a mentira.
    Pura e simplesmente, não resvala...

    ResponderExcluir
  22. Estou a resistir em fazer horas extraordinárias.
    Cá voltarei, Sr. Romancista, no horário que Você me estipulou. Até nisso sou bem mandado!
    Aconchegue-se ...
    Carlos Viana

    ResponderExcluir
  23. Caro Ilustre advogado do meu Bairro Dr. Rui Felício: Entendo esse seu último comentário como o fumar o cachimbo da paz.Mas já agora que me pisca o olho e estamos de novo do mesmo lado da barricada, deixo-lhe este pensamento para reflexão: o dia ainda vai alto e está na altura de zurzirmos em alguém, pois estão deliciados com este nosso cruzar de espadas como se isto fosse um duelo nas margens do Mondego. Eles que saltem a terreiro e digam de sua justiça.Estão mudos e quedos como as penedias de Monsanto. Vem aí borrasca. E é do Moreirinhas de quem mais desconfio. O melhor é não baixar aguarda, não venha por aí uma estocada que nos atire ao tapete.
    Cordial saudação

    ResponderExcluir
  24. É tudo uma questão de preço meu Caro Quito!
    Preço de amigo, diga-se. Nada que uns medicamentos vendidos pela porta das traseiras não gerem a receita necessária.
    Para além de que prefiro estar do teu lado contra o Alfredo e o Viana que são, esses sim, resinosos adversários contra os quais dá gosto desembainhar a espada...

    ResponderExcluir
  25. Continuo a assobiar para o ar!!!
    Mas estou quase preparado para fazer exame á ORDEM do Dr Marinho depois dos 180 artigos citados por dr Fellicius com frases em Latim o que melhora a nota!
    Se os honorários não fossem tão elevados bem que passava procuração ao Dr Fellicius para me defender...
    Fui comprar uma esferográfica inteligente com GPS para me levar á resposta que o Romancista está a precisar!
    Mas não pode ser nos chinocas. o GPS manda sempre voltar á direita e não saio do mesmo sítio...e a resposta assim não chega ao destino!
    Estou encurralado, ou seja na Rua de Chaimite, sem saída pra frente! Volta atrás!
    Estou num ciclo vicioso e o campónio continua sem resposta do principal agredido, por incapacidade intele actual!
    Agora é que dou conta da falta que faz não ler livros recomendados pelo Marcelo!
    Só lá vou empregando termos futebolisticos e a prosa do Jornal "O Crime".Únicos que leio!
    Mas confio nos outros "abusados" pelo Romancista, para que ao menos nas entrelinhas se lembrem de mim e lhe mandem umas indirectas para lavarem a minha honra!
    Sejam solidários!

    ResponderExcluir
  26. As mulheres aqui,neste blogue,apenas "servem" para
    fazer parte do dècor,ser ouvintes,aplaudir,
    assobiar e o raio que o parte!
    Acredito nas sapientes intervenções moreirenses e bianenses não só para vos lixarem
    mas também para "exigerem"cotas para nós ... as eternas ignoradas!

    ResponderExcluir
  27. A postagem do Biana é uma ameaça velada. Vai atacar de noite. É como uma equipa que vai para o intervalo de um jogo para as cabinas, e a outra fica no campo, sem advesário a marcar golos. Amanhã nem vai chegar o Hirudoid cá da farmácia para me acalmar as nódoas negras. Vão ser chutos do Biana e caneladas do Moreirinhas. Até a Olinda já está a afiar os sapatos. Fico a aguardar...com tranquilidade como diz o Paulo Bento....

    ResponderExcluir
  28. Não percebi bem a que tipo de "cotas" se refere para as mulheres.
    Se é a atribuição de uma percentagem com direito a intervenção não é preciso, Olinda! Como irmã do Castelão e nobre Infanta, dizes e fazes aqui tudo o que quiseres. E as outras, embora menos brasonadas, têm iguais direitos...

    Se te referes a "cotas", para vocês, no sentido de "homens velhos", é coisa que por aqui abunda.
    Mas no vosso lugar antes queria rapazinhos mais novos...

    ResponderExcluir
  29. Quanto ao duo maravilha, o seu silêncio, aparentemente articulado e programado, preocupa-me.
    Acho que o Quito tem razão. O Alfredo e o Carlos vão atacar pela calada da noite...
    Faz-me lembrar a Guiné, em que os ataques ao quartel nos apanhavam todos de cuecas na mão...

    ResponderExcluir
  30. de cuecas na mão ..sem arcabuz, portanto ...

    ResponderExcluir
  31. Vou-me retirar. Está aqui um calor infernal e estou quase grelhado. Vou beber uma imperial, comer uns tremoços e afinar a defesa para amanhã. Tiros de canhão 10/6 e morteiros 82 não vão faltar. Mas cá estou de peito feito ás balas, com a fé em Dom Nuno Alvares Pereira, que é Pereira como eu. Amén.

    ResponderExcluir
  32. Eu avisei...
    Quando o Quito poisasse no Salgueiro a bronca ia rebentar!

    Entre todos os arrazoados e troca de piropos dos intervenientes,fui a única visada de forma delicada e até elogiada a minha paciência pelo facto de aturar maus feitios e manias!

    Agora ,peço-vos,aquietem-se,o próximo Encontro já tem compromissos,responsabilidades assumidas
    e o barco não poderá naufragar...

    Ajudem-me a sobreviver nesta tempestade tão saudável quanto hilariante!!!

    ResponderExcluir
  33. Meu Caro Dom Rafael "O Castelão",
    Mui digno administrador, Dono e Proprietário do Blogue Cabrito de Sicó,

    Foi com imensa revolta que tomei conhecimento da missiva que lhe foi dirigida pelo ex-Romancista, futuro autor de telenovelas.
    Logo me revoltou a falta de respeito no trato. "Senhor Rafael", diz ele, como se estivesse a falar para o "senhor Manel" ou para o "senhor Zé"...
    As provas de desconsideração para com Vª.Exª. vão subindo de tom, chegando a insinuar que do que Vª.Exª. gosta mesmo é de cabritinho, futeboladas e suecadas. Chega ao desplante de o acusar de fazer birras e de ter mau feitio.
    A ingratidão humana é imensa!
    Mas, console-se, o nosso Romancista introduziu este ataque violento à sua pessoa com o intuito final de atacar os seu colaboradores. Nem a Senhora Sua Irmã escapa à diatribe insultuosa.
    Deixe-me dizer-lhe, em abono da verdade, que concordo com todas as criticas feitas aos tais colaboradores, menos com uma !
    Tenho direito à defesa, ou como se diz por aí, ao contraditório.
    É falso que me levante às duas da manhã porque a essa hora ainda não me deitei. Nunca!
    É falso que me passeie pela casa de pijama porque não uso pijama. Nunca !
    É falso que ande com o "Público" debaixo do braço e às turras aos candeeiros. Nunca ! Eu não tenho candeeiros cá em casa, fico-me por lâmpadas de 40W que consomem pouco e o "Público" vai para o papelão logo que lido.
    Ainda por cima tem o atrevimento de tentar adivinhar que ando com o cabelo em pé. Nunca! Tenho uma espécie de tique-nervoso que me obriga a pentear, com a mão, o cabelo de cinco em cinco minutos.
    Assim sendo, registem-se as falsidades com que o nosso Romancista resolveu mimosear este seu humilde colaborador.

    ( A propósito, hoje é dia 1 e ainda não vi "nenhum" )

    Mas voltemos ao que interessa.

    Depois de ter defendido a minha honra - cada um que defenda a sua - quero aqui deixar a minha compreensão pelo desnorte do nosso Romancista.
    Eu compreendo que não é fácil lidar com a fama e, quando se é ainda muito jovem, é difícil enfrentar as ovações do público. Também é verdade que ele, Romancista, o nosso Quito Pereira, estará a passar por um momento emocional muito complicado. Se bem se lembram, ainda ontem se entregava de corpo e alma ao nosso Sedutor de serviço e hoje já tudo parece complicado. A vida é assim mesmo mas espero bem que se trate apenas de um arrufo de namorados...
    E mais não digo.
    Obrigaram-me a "cabritar" fora de horas. Depois queixem-se !

    Carlos Viana.

    ResponderExcluir
  34. Isto está entusiasmado, que grande cena!... parece uma divertida peça dos Parodiantes de Lisboa. Nos anos 60.
    Há por ai uns "bilhetes de claque" a preços reduzidos... Para ir "puxando"?

    ResponderExcluir
  35. Eu nem passei a roupa a ferro, nem passei o meu vestido (esta é de outras novelas, mais antigas...), para estar atenta a esta esgrima!
    Já li a resposta indignada do Alfredo, agora é só esperar pelo dia de amanhã, para assistir de bancada ao espectáculo...
    Continuo a (não) oferecer ajuda ao auto intitulado pastor-romancista.Nem sou testemunha de nada, que o Felício tem cá uma lábia que deita qualquer mortal meio surda como eu abaixo...
    Carlos, queres uns pasteis de bacalhau para assistir à 'contenda'?

    ResponderExcluir
  36. A noite vai ser longa la´prós lados do Salgueiro do Campo.
    "Bicas" e mais "bicas"... para não adormecer!

    Fogo à peça, Quito!!!???

    Força companheiro!

    ResponderExcluir
  37. Mas que coisa jeitosa que aqui está.
    Eu gosto assim.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderExcluir
  38. O Tonito goza!!!
    Pois,pois,ele não foi visado,assiste de bancada!
    Às tantas ainda aceita o bolinho de bacalhau da Teresa...

    ResponderExcluir
  39. Pois hoje já não aguento mais a telenovela!
    Fiaca para mais logo, porque os episódios estão escaldantes e têm que ser bem apreciados!!
    O meu advogado, por onde anda?

    (cópia)
    Já não consigo pensar!!!!

    ResponderExcluir
  40. Amigo Quito,

    Afinal os teus receios eram infundados.

    O Carlos deu umas no cravo e outras na ferradura mas até se portou bem...
    O Alfredo respondeu à carta aberta, esquecendo que, com essa resposta, incorreu numa ofensa ainda mais grave que aquelas que pretendia lavar.
    Sim, porque responder a uma carta que não lhe era dirigida configura um abuso ( coisa grave...) e, subliminarmente, quis dizer que o Senhor Dom Rafael foi incapaz de ser ele próprio a fazê-lo ( coisa gravissima...)
    Finalmente, o Chefe Abílio optou pelo silêncio, certamente com receio das consequências...

    ResponderExcluir
  41. Eu vim aqui dar "uma vista d´olhos" e deparo-me com esta cena toda, que de facto daria um grande
    guião de telenovelas... bravo, meus senhores, isto sim, é um BLOG engraçado, divertido e em franca camaradagem! que me desculpe o Quito de quem eu gosto muito. Aguenta forte, homem beirão.
    olga

    ResponderExcluir
  42. Só quero dizer que nada digo porque só agora li o que por aqui vai.

    "Quem tem unhas é que toca viola", desenrasque-se quem se tem que desenrascar.
    Abílio

    ResponderExcluir