Novas instalações

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TORRE VISIVEL A PARTIR DE QUINTA-FEIRA


As obras de conservação e restauro da Torre da Universidade de Coimbra (UC) entram agora na fase de acabamentos. O estaleiro que envolveu a torre nos últimos seis meses está a ser retirado, processo que estará completo na próxima quinta-feira.
Segundo o engenheiro e coordenador geral de todo o projecto, Fernando Marques, “as obras de limpeza e restauro da pedra e substituição de caixilharias no exterior da torre estão terminadas”, facto que permite retirar o estaleiro. Falta agora finalizar as modificações no interior do monumento, que “devem estar concluídas nas próximas duas semanas”, revela o responsável.
A obra, iniciada em Fevereiro, previa seis meses de execução, prazo que termina este mês. De acordo com Fernando Marques, “o prazo está a ser cumprido e estima-se que o projecto esteja concluído até ao final da quinzena”.
Dentro das principais melhorias às condições de conservação e segurança da torre, destacam-se o revestimento do exterior com cabos electrostáticos e a colocação de um sistema de videovigilância no interior, de forma a monitorizar as visitas ao monumento .
Antes desta intervenção, as visitas à torre eram restringidas ao Dia da Universidade (1 de Março), salvo raras excepções. Após a conclusão do projecto, “as visitas ao monumento serão feitas de forma regular, enquadradas no plano turístico”, refere o coordenador.
Picado de "O Diário as Beiras" desta data, Algumas "más-línguas" já lhe chamavam a obra de Stª. Engrácia. Nada mais falso. A velha torre vai ser "desencamisada" dentro do prazo previsto.Espero que os nossos paparazzis apontem os seus escamartilhões para o sitio certo. É já na próxima QUINTA-FEIRA !
Enviada por Carlos Viana
marcadores Torre Universidade

7 comentários:

  1. Boa notícia!
    E realce para o cumprimento do prazo...

    ResponderExcluir
  2. Se bem se lembram, fui eu mesmo quem aqui disse que se se esperava pelo dia de Stª.Engrácia para "desencamisar" a velha torre.
    Afinal o prazo da obra, seis meses, vai ser cumprido com rigor.
    Quando se erra só há uma coisa a fazer: dar a mão à palmatória.
    Aqui fica a minha, bem esticadinha para receber as merecidas reguadas.

    Carlos Viana

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    Não te baldes. Também tu andaste por lá a fotografar a pobre da torre "encamisada". Vê lá se não deixas os teus créditos por mãos alheiras...

    Carlos Viana.

    ResponderExcluir
  4. O tempo da palmatória já lá vai.
    Reconhecer que erramos e que não acreditámos, levam a reflectir sobre a nossa fé,o nosso acreditar,com optimismo.

    Correu bem!

    ResponderExcluir
  5. É uma boa notícia num país onde os prazos não se respeitam. Derrapam os orçamentos e é o pagode que paga com os seus impostos. Ao menos, que se salve a Torre ...

    ResponderExcluir