Novas instalações

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O OVO DE COLOMBO ...

O palhaço "Pico" e o esforçado repórter do "Cabrito de Sicó" ...
Aparentemente, parece um palhaço qualquer. Mas não é. O palhaço "Pico" é o autêntico "ovo de Colombo" do futebol português. Encontrei-o numa festa. Perguntou-me se eu era do Benfica, do Sporting ou do Porto". Repondi-lhe, então, que sou do melhor clube do mundo : a Académica. Foi então que ele fêz cara de palhaço triste, e murmurou ao meu ouvido que gostava do Boavista. Entretanto ía fazendo prodígios com as mãos, dando forma a vistosos balões, coloridos. Foi então que, quase sem eu me aperceber, me colocou uns auscultadores e de dois balões fêz um microfone devidamente identificado. Confidênciou-me que foi contratado pela Briosa "para distrair os adversários" e que a nossa Académica vai dar monumentais cabazadas. Tão simples como isso. Portanto, a época promete. E o Senhor Fernando Rafael, Administrador a tempo inteiro,logo fêz deslocar ao local este seu modesto colaborador para a entrevista a este novo reforço da Briosa. Só espero que, já que não me paga ordenado, ao menos que me compense das despesas de deslocação.
Quito Pereira

24 comentários:

  1. E agora temos no AR o nosso repórter "ITO", só assim chamado porque temos de poupar no nome, que de parte incerta vai conversar com o palhaço "PICO" que teve a gentileza para colmatar a falta de material de reportagem,armou o nosso repóter de ascultadores, micro e claro das respectivas antenas!
    O som não está nas melhores condições, mas coseguimos perceber que o local deve ser pela zona da Boavista no Porto,já que o Pico diz ser do Boavista e não conhecer a Académica embora já tenha ouvido falar no nome de Briosa, mas que estava convencido que essa designação seria de uma escola de condução!
    Também se pode depreender pela foto que o local seria do Porto, pois em vez do tradicional "cromo" que sempre aparece nas reportagens, desta vez temos dois!
    Mas está bem da reportagem pelo menos ficamos a saber que o nosso repórter não tendo coragem de dizer se era do Porto, Benfica ou Sporting,obrigou o palhaço "Pico" a escrever BRIOSA no balão para que os telebloguistas fiquem a saber qual o seu clube, depois de um dos outros , que não teve coragem de mencionar!

    ResponderExcluir
  2. O preclaro Administrador, Senhor Fernando Rafael, em vez de agradecer o esforço da viagem, ainda deu uma alfinetada no repórter, insinuando que o mesmo tinha outra paixão clubistica para além da Briosa. Mentira. Verdade é que se fartou de tecer considerações, sem se referir ao pagamento da minha deslocação, ou seja ..."aos costumes disse nada " ...

    ResponderExcluir
  3. Vá lá, vá lá....
    Se a alfinetada fosse no microfone ou nos auscultadores, teríamos rebentamento...

    ResponderExcluir
  4. Esse repórter, segundo consta, é sócio do Benfica....de Castelo Branco!

    ResponderExcluir
  5. O Senhor Dr. Rui Felício, que eu pensava que era meu amigo, juntou-se agora ao administrador, numa descabelada provocação contra mim. Melhor seria, que o nosso jurista, desse uma explicação do que quer dizer a frase "aos costumes disse nada". Trata-se de um "chavão" que se põe no início dos "autos de declarações". Gostava de acabar esta postagem em latim para impressionar a vasta plateia, e ainda telefonei ao Viana a pedir socorro, mas ele, como de costume, ainde está a dormir. Parece que toma o pequeno - almoço às 11 da noite ...

    ResponderExcluir
  6. O Quito, antigo combatente pela grei e pela lei em longínquas terras da Guiné, sabe bem o que significa a expressão usada nos autos de averiguações militares "aos costumes disse nada".

    Mas como ele, na sua humildade, não quis explicar, aqui vai:

    Esta expressão servia para evitar a lenga-lenga das rotineiras perguntas obrigatoriamente feitas no inicio sobre as ligações de parentesco, de amizade, de patente,de unidade militar, etc, do depoente com o alvo da averiguação, que pudesse influenciar o seu depoimento.

    Não havendo essas ligações escrevia-se no auto que o depoente "aos costumes disse nada", para não ter que se repetir a lenga-lenga.

    É por isso que as frase latinas são muito mais sucintas e esclarecedoras:

    MORES NIHIL DIXIT!

    Serve, Quito?

    ResponderExcluir
  7. Quito, homem multifacetado...
    Como ficas bem com essa antena bem espetada
    no "cucuruto" da cabeça!!!
    e
    parafraseando o dr.Rui MORES:
    NIHIL DIXIT!

    ResponderExcluir
  8. Rui
    Por acaso sabia. Trabalhei muitos anos no departamento juridico da Drabi. Era o dois em um. Instruía os processos que eu próprio secretariava. O teu ilustre colega, fartou-se de ouvir mentiras de caçadores e pescadores e desistiu. Deixou-me a mim e à minha santa paciência. É dos livros. Quem se lixa sempre é o elo mais fraco.

    ResponderExcluir
  9. Se se afirma que o depoente "aos costumes disse nada", o que será que diz o deocidente "aos costumes tudo disse"?

    O que se retem desta lenga-lenga é que o Sr Quito armado em emplastro, a tudo se agarra para querer justificar que do seu trabalho muito lhe deve o Sr Rafael, administrador de parcos fundos deste blogue...depois vem o jurista fazendo o devido e necessário enquadramento...sim, porque o que seria da justiça deste país sem os doutos advogados?
    Abílio

    Abílio

    ResponderExcluir
  10. Ai que imagem tão jeitosa,
    O romancista-repórter!

    Vai acumulando funções
    exigindo remunerações...

    Diz-se adepto da Briosa
    engraxa o administrador!

    Justifica-se em latim,
    conquista colaborador!

    Olha,não levas nenhum.
    Rebenta o balão e... PUM.

    ResponderExcluir
  11. MORES NIHIL DIXIT!
    Meu caro repórter de antena de plástico devo DIXIT públicamente que não alimento maus NIHIL!
    Ai Abilio, Abilio, muito obrigado...estive quase meia hora a procurar o termo correcto para caracterizar aqueles dois figurões e só me ocorria aquele termo demasiado suave de Cromos...e eras tu que tinhas o termo bloqueado para agora o utilizares...
    Estou outra vez bloqueado...não me consigo lembrar da doença que provoca estes bloqueios..só me lembro das duas primeiras letras..Al... Al....será Al...-Qaeda?
    Talbez porque o Bin Laden também é um EMPLASTRO!

    ResponderExcluir
  12. Também não me lembrei da letra "v" e assim utilizei o "b"!
    Tá lindo, tá!

    ResponderExcluir
  13. Caro Quito!!!
    O microfone é teu!!! Diz o que te vai na alma!
    Eu estarei sempre contigo...e se precisares de fazer fotoreportagens da nossa Briosa...a treinar...diz. Depois tens de fazer a respectiva legenda...pois não conheço nenhum dos jogadores do actual plantel...ou o Pedro Roma ainda joga????
    Abraço

    P.S. Justiça??? Qual?

    ResponderExcluir
  14. Que grande "lata", a do Quito!
    Em duas penadas, tomou conta do espectáculo, relegou o palhaço para segundo plano, fez publicidade da sua Briosa, aproveitou para reclamar melhores apoios da Administração, demonstrou ser conhecedor profundo de chavões que só o nosso ilustre jurista conhece, e tudo isto aproveitou para se divertir connosco.
    Um abraço.
    Já cá volto. Vou tomar jantar.

    Carlos Viana.

    ResponderExcluir
  15. Já jantarei.
    Voltei para te confessar que não podes contar muito comigo para te ajudar no latim. Já aqui confessei que estou à rasquinha na matéria, com o meu professor em férias.
    Agarra-te ao Felício. É certo que fico com alguma ciumeira mas tenho de aguentar.
    A propósito, Rui Felício, o meu amigo anda muito distraído! O Eurico Pereira, também conhecido por Quito, é um "leão" assumido!
    Qual Benfica de Castelo Branco, qual caraças.
    Então não te lembras que nos contou que lá por Salgueiro do Campo havia 90% de "leões" e que ele não era excepação?
    Foi ... IN ILLO TEMPORE mas confessou-se, está confessado.
    Até já. Ainda tenho mais uma coisita para vos dizer.

    Carlos Viana.

    ResponderExcluir
  16. " In illo tempore " é o título de um livro de Latino Coelho que fala de tradições académicas em Coimbra. Era de meu pai, herdei-o, emprestei-o e "lixei-me".
    Nem sei se a frase em latim está correcta mas é a ideia que tenho.
    Que pena eu tenho, hoje, de ter sido tão descuidado e confiante no "amigo". Da onça...

    Abraço. Vou cear.

    Carlos Viana.

    ResponderExcluir
  17. Tão cedo?!
    O Carlos às 13,00 ainda se está a levantar "a meio da noite" para ir à casa de banho...

    ResponderExcluir
  18. Dormi desconfiado. E tinha boas razões para tal. Senão vejamos:
    1º - O Dom Abilio farta-se de dar escova np Administrador, áté o cabrito parece mais luzidio;
    2º - O Dr. Felício vai-me dando chutos em latim, para eu não perceber;
    3º - O Administrador, fala muito e deu-lhe agora para filosofar;
    4º - A Senhora administradora, verseja bem e com graça, tenho que admitir, contrariado;
    5º- O Senhor Carlos Vilhena faz 3 postagens a mastigar um pastel de bacalhau e foi de novo dormir, não sem antes me chamar lagartão;
    6º - Só o Dom Leitão me acode, porque é um Homem justo e muito bem formado.
    Os outros, se pudessem, mandavam-me exilado para as Berlengas ...

    ResponderExcluir
  19. A injustiça das tuas suspeições a meu respeito, metendo-me no mesmo saco de gatos, donde só se salvam a Celeste e o Leitão,não me impede de te propor um exílio melhor:

    Em vez das Berlengas, que seja Fuerteventura!
    Nesta última sempre há umas "chicas" para te refrescarem enquanto escreves...

    ResponderExcluir
  20. É mais que óbvio que há um motim contra mim.
    De quem tenho mais medo é do Abilio. Está metido em casa a ver as movimentações e ataca à tardinha, com a táctica do "Homem-Aranha".
    Gostei da referência ao exílio em Fuerteventura. Até te convido a ires comigo, Rui. Eu deito-me na areia a ver as musas desnudadas e tu escreves as tuas memórias ...

    ResponderExcluir
  21. Oh Quito! Deixemos a escrita que tem todo o tempo do mundo...
    Concentremo-nos ambos nas "musas desnudadas".

    ResponderExcluir
  22. Tá bem, Rui. Amanhã, às 9 da matina no aeroporto. Estás dispensado da escrita. Mas leva a caneta ...

    ResponderExcluir
  23. A São, coitada, terá que ficar a tomar conta da farmácia que a vida não está para brincadeiras...

    ResponderExcluir