O TONITO NÃO SE CONTEVE, PEGOU NA MINHA...E ABRIU-A À CLARIDADE!
TONITO não me concedes "uma mençãozita" mesmo que não seja "honrosa", para esta foto tirada do Museu Machado Castro, durante o espectáculo com a OCC e Coro dos Antigos Orfeonistas e outros artistas?
Tem luz a mais do lado esquerdo e em cima e luz a menos do lado direito e em baixo. O contraste está desequilibrado, havendo contraste a mais a norte e a menos a sul. A objectiva tem uma abertura de 60 quando na fotografia nocturna não é aconselhável abertura superior a 40. A velocidade utilizada foi seguramente de 100 quando poderia ter sido apenas de 99 dado tratar-se de uma paisagem sem qualquer elemento movimento. Enfim... uma desgraça. Mas, vá lá pá, é uma bonita foto de Coimbra, com a velha Torre focada de um ângulo diferente. E temos que concordar que é difícil arranjar novos ângulos para a fotografar... Só por isso... parabéns.
Bianinha GANDA COMENTÁRIO eheheehh ... No fim lá mostraste algum respeito pelo Senhor Administrador. Não refiles muito que ficas sem o ordenado que ele nos vai pagar pela colaboração. Quanto ao subsídio de Natal... esquece. Este ano, disse ontem na SIC Notícias uma tia de Cascais ...já era. Abraço
Peço desculpa, mas os vossos olhos estão desfocados. NÃO é a velha Torre que se vê mas SIM um painel! Mas não se preocupem que pelo facto de não se ver não significa que não esteja (embora com o ser escondido...).
Do Biana não seria de esperar mais, embora no final lá teve um rebate de consciência e amenizou a pírula. Mas atenção que foi abelhudo pois a pergunta era para o mestre e nisto o Bianinha só percebia e pouco de fotos com máquinas descartáveis! O Quito sobre a foto deve ter sido a São que soprou ao lado...porque só sabe fazer comentários latrais ao assunto...como foi o 2º! anda preocupado com o subsidio de férias! Já não bastavam as SCUT´s para lhe tirar o sono. O Jtaeele limita-se a meter uma cunha ao mestre! O JOJO só reparou no que ninguém quis saber! A Torre não era a Torre! Era e ainda é uma pintura! Mas JoJO o que estava em causa não era a Torre! Era sòmente a arte, o tal novo ângulo que nem o Mestre alguma vez tinha descortinado! Mas crê que só o facto de comentares este meu atrevimento supostamente artisco/provocador valorizou o meu trabalho! Faço questão de quando a Torre despir aquelas roupagens voltar lá, tirar uma outra foto- com um pouco mais de luz- mas que não sei como se dá mais luz ao chaço da minha máquina,(comparada com a Ferrari do Mestre) e depois ofereço-te as duas! O único comentário decente é da Romicas! Não admira! É uma senhora! E que percebe muito de fotografia! Mas sabe ser gentil! Apreciou não a foto em si, mas a provocação feita ao Mestre! Diga-se de passagem que o MESTRE foi sincero! Falta de luz...e que não me meta a tentar fazer arte em coisas dificeis! Concordo! Amadorismo sim, mas tanto também não! Só vou repetir porque prometi ao JOJO! Mas na noite que lá fôr(tem de haver um espectáculo) o MESTRE vai comigo...para depois ver a diferênça: ele com a Ferrari e eu com a chaço da carroça! Depois compara-se!
Jó-Jó, Estou desgostoso contigo. Onde eu vejo a velha Torre tu não consegues ver mais do que um painel! Por outras palavras, ficas-te pelo imediato não conseguindo alargar o horizonte para lá da barreira que te é colocada. Enfim... mais um desgosto. Mas uma coisa é certa: gostei muito do teu puxão de orelhas. Abraço.
Quanto ao resto da conversa, fico para ver. Quero ver o que vai sair dos caixotes de D. Rafael e do Mestre. Já agora gostaria que um tal de Moreirinhas se juntasse à disputa das primeiras imagens da velha Torre despida. Esperemos que seja antes do dia de Stª.Engrácia.
Viana O Morerinhas, como sabes, trabalha agora numa agência de viagens e tem um horário muito apertado. Depois, quando chega a casa, já só lhe resta tempo para a culinária ...
Meus amigos!!! Com tanto bla bla bla sobre fotografia...obrigaram-me a inscrever num Curso intensivo...e hoje aprendi que dois pontos : as diagonais e as curvas oferecem mais movimento e encorajam o observador a abordar a fotografia de maneira mais activa e dinâmica. As linhas diagonais são as mais dramáticas em termos de dinamismo e podem dar muita força a uma imagem. As linhas curvas dirigem o olhar pelo seu movimento e apresentam um caminho para o utilizador. Outra possibilidade de aproveitar as linhas de uma imagem é o uso de linhas convergentes, que servem para dirigir o olhar do observador para qualquer ponto de interesse dentro da imagem... Questões de mais luz...menos luz, só na próxima aula!!!! Certo!!! Mestre???
Dom Rafael, Encontras a resposta no Primeiro Livro de Moisés: "*3-E disse Deus: Haja luz. E houve luz. *4-E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas." Assim sendo, fácil é concluir que depois da noite vem o Dias.
Jotta, Finalmente aparece alguém que demonstra conhecer a arte de fotografar quase tão bem quanto eu. Continua a aprofundar os teus estudos e ainda poderás ser convidado a concorrer ao Concurso Internacional de Fotografia VTD ( Velha Torre Despida ) a realizar no próximo dia de Stª. Engrácia. Tem fé!
Quito, Compreendo que a tua amizade pelo tal de Moreirinhas, o Génio, faça com que tentes aligeirar a sua ausência no debate deste tema tão importante e no qual ele tem responsabilidades acrescidas. Penso que se debate com uma crise de ansiedade pela qual eu terei alguma responsabilidade. Deixa-me explicar: Como sabes, no meu estatuto de CAF (Crítico de Arte Fotográfica ) não tenho sido muito simpático para com ele no TRAVEL WITH US. Neste momento, estou a analisar o seu último trabalho - New Zealand - e das 49 fotos publicadas só encontro qualidade e mérito em todas elas. O que lhe vai valendo é que os textos da autoria da Senhora Sua Esposa, cronista de méritos internacionalmente reconhecidos, conseguem prender o visitante do primeiro ao último minuto. Há homens consorte!
Boa Rafa. Está bonita sim senhor ...
ResponderExcluirPois...va la...Tonito!!!???
ResponderExcluirPois só com "cunhas"!!!!!
ResponderExcluirEu acho a foto óptima! A torre e a Universidade estão lindas!
ResponderExcluirTem luz a mais do lado esquerdo e em cima e luz a menos do lado direito e em baixo. O contraste está desequilibrado, havendo contraste a mais a norte e a menos a sul. A objectiva tem uma abertura de 60 quando na fotografia nocturna não é aconselhável abertura superior a 40. A velocidade utilizada foi seguramente de 100 quando poderia ter sido apenas de 99 dado tratar-se de uma paisagem sem qualquer elemento movimento.
ResponderExcluirEnfim... uma desgraça.
Mas, vá lá pá, é uma bonita foto de Coimbra, com a velha Torre focada de um ângulo diferente.
E temos que concordar que é difícil arranjar novos ângulos para a fotografar...
Só por isso... parabéns.
Carlos Viana.
Bianinha
ResponderExcluirGANDA COMENTÁRIO eheheehh ...
No fim lá mostraste algum respeito pelo Senhor Administrador. Não refiles muito que ficas sem o ordenado que ele nos vai pagar pela colaboração. Quanto ao subsídio de Natal... esquece. Este ano, disse ontem na SIC Notícias uma tia de Cascais ...já era.
Abraço
Peço desculpa, mas os vossos olhos estão desfocados. NÃO é a velha Torre que se vê mas SIM um painel! Mas não se preocupem que pelo facto de não se ver não significa que não esteja (embora com o ser escondido...).
ResponderExcluirA dita está em obras.
Jó-Jó
Apenas um pouco mais de luz.
ResponderExcluirCuidado Companheiro, fotos com estas condições não são fáceis de fazer.
Um Abraço.
Tonito.
Do Biana não seria de esperar mais, embora no final lá teve um rebate de consciência e amenizou a pírula.
ResponderExcluirMas atenção que foi abelhudo pois a pergunta era para o mestre e nisto o Bianinha só percebia e pouco de fotos com máquinas descartáveis!
O Quito sobre a foto deve ter sido a São que soprou ao lado...porque só sabe fazer comentários latrais ao assunto...como foi o 2º!
anda preocupado com o subsidio de férias!
Já não bastavam as SCUT´s para lhe tirar o sono.
O Jtaeele limita-se a meter uma cunha ao mestre!
O JOJO só reparou no que ninguém quis saber!
A Torre não era a Torre!
Era e ainda é uma pintura!
Mas JoJO o que estava em causa não era a Torre!
Era sòmente a arte, o tal novo ângulo que nem o Mestre alguma vez tinha descortinado!
Mas crê que só o facto de comentares este meu atrevimento
supostamente artisco/provocador valorizou o meu trabalho!
Faço questão de quando a Torre despir aquelas roupagens voltar lá, tirar uma outra foto- com um pouco mais de luz- mas que não sei como se dá mais luz ao chaço da minha máquina,(comparada com a Ferrari do Mestre) e depois ofereço-te as duas!
O único comentário decente é da Romicas!
Não admira!
É uma senhora!
E que percebe muito de fotografia!
Mas sabe ser gentil!
Apreciou não a foto em si, mas a provocação feita ao Mestre!
Diga-se de passagem que o MESTRE foi sincero!
Falta de luz...e que não me meta a tentar fazer arte em coisas dificeis!
Concordo!
Amadorismo sim, mas tanto também não!
Só vou repetir porque prometi ao JOJO!
Mas na noite que lá fôr(tem de haver um espectáculo) o MESTRE vai comigo...para depois ver a diferênça: ele com a Ferrari e eu com a chaço da carroça!
Depois compara-se!
Jó-Jó,
ResponderExcluirEstou desgostoso contigo. Onde eu vejo a velha Torre tu não consegues ver mais do que um painel!
Por outras palavras, ficas-te pelo imediato não conseguindo alargar o horizonte para lá da barreira que te é colocada.
Enfim... mais um desgosto.
Mas uma coisa é certa: gostei muito do teu puxão de orelhas.
Abraço.
Quanto ao resto da conversa, fico para ver. Quero ver o que vai sair dos caixotes de D. Rafael e do Mestre. Já agora gostaria que um tal de Moreirinhas se juntasse à disputa das primeiras imagens da velha Torre despida.
Esperemos que seja antes do dia de Stª.Engrácia.
Carlos Viana
Viana
ResponderExcluirO Morerinhas, como sabes, trabalha agora numa agência de viagens e tem um horário muito apertado. Depois, quando chega a casa, já só lhe resta tempo para a culinária ...
Ó Tonito explica lá como conseguiste dar mais luz á minha foto do caixote!
ResponderExcluirMeus amigos!!! Com tanto bla bla bla sobre fotografia...obrigaram-me a inscrever num Curso intensivo...e hoje aprendi que dois pontos :
ResponderExcluiras diagonais e as curvas oferecem mais movimento e encorajam o observador a abordar a fotografia de maneira mais activa e dinâmica. As linhas diagonais são as mais dramáticas em termos de dinamismo e podem dar muita força a uma imagem. As linhas curvas dirigem o olhar pelo seu movimento e apresentam um caminho para o utilizador. Outra possibilidade de aproveitar as linhas de uma imagem é o uso de linhas convergentes, que servem para dirigir o olhar do observador para qualquer ponto de interesse dentro da imagem...
Questões de mais luz...menos luz, só na próxima aula!!!!
Certo!!! Mestre???
O Certo!!! Mestre??? deve ser antes de...Questões de mais luz...okay?
ResponderExcluirPois é mas o Tonito trabalhou sobra a minha fantástica Fotografia!
ResponderExcluirDom Rafael,
ResponderExcluirEncontras a resposta no Primeiro Livro de Moisés:
"*3-E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
*4-E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."
Assim sendo, fácil é concluir que depois da noite vem o Dias.
Jotta,
Finalmente aparece alguém que demonstra conhecer a arte de fotografar quase tão bem quanto eu. Continua a aprofundar os teus estudos e ainda poderás ser convidado a concorrer ao Concurso Internacional de Fotografia VTD ( Velha Torre Despida ) a realizar no próximo dia de Stª. Engrácia.
Tem fé!
Quito,
Compreendo que a tua amizade pelo tal de Moreirinhas, o Génio, faça com que tentes aligeirar a sua ausência no debate deste tema tão importante e no qual ele tem responsabilidades acrescidas.
Penso que se debate com uma crise de ansiedade pela qual eu terei alguma responsabilidade.
Deixa-me explicar:
Como sabes, no meu estatuto de CAF (Crítico de Arte Fotográfica ) não tenho sido muito simpático para com ele no TRAVEL WITH US.
Neste momento, estou a analisar o seu último trabalho - New Zealand - e das 49 fotos publicadas só encontro qualidade e mérito em todas elas. O que lhe vai valendo é que os textos da autoria da Senhora Sua Esposa, cronista de méritos internacionalmente reconhecidos, conseguem prender o visitante do primeiro ao último minuto.
Há homens consorte!
E prontus... xi-xi cama.
Para todos, aquele abraço.
Carlos Viana.
Parabéns sr.CAF !
ResponderExcluirA sua nova faceta assenta-lhe que nem uma
luva...não fosse o sr. da 24 de Agosto!